Lagos Pedras Naturais

01- Montagem Lago c/ pedras naturais

A seleção do local

Esta etapa é muito importante, dê preferencia para locais não muito próximos de árvores caducas  (árvores que soltam os folhas no inverno) , e que tenha incidência de muito luz solar, optando, se possível, por um lugar que fique exposto a ela de  4 a 6 horas por dia no máximo.

A escavação deve ser feita, preferencialmente, em degraus sendo que o tamanho dos degraus depende do tamanho das pedras que serão utilizadas. Isso evitará o rolamento das pedras quando o lago estiver pronto, lembrando sempre de:

  • Nivelar os degraus;
  • Definir o nível da água para que possa colocar o skimmer de sucção e  a bio-cascata;
  • Passar as tubulações de condução da água e parte elétrica (por baixo da manta).

antes de adicionar as pedras.

A colocação das pedras

Primeiramente é posicionada uma proteção, a manta Geo-têxtil (Bidim) , ela previne que a manta de que fará a impermeabilização (PVC ou EPDM) seja danificada, pois apesar da sua grande resistência o peso das pedras, ou de alguém que entre no lago para eventual manutenção, pode força-la sobre pequenas pedras ou outros objetos pontiagudos, causando assim pequenas perfurações.

A colocação das pedras pode ser considerada como a montagem de um quebra-cabeças, devagar colocando as pedras de maneira que fiquem firmes se encaixem,  a partir da segunda camada é preciso que elas travem, umas com as outras, amarrando como se assenta tijolos, isso é essencial para o sucesso final da montagem.

Apos terminar a colocação das pedras é só aparar a manta (se necessário), finalizar com pedras menores para esconder totalmente a manta e testar o travamento das pedras, fazer plantio da plantas aquáticas (confira nossos Vasos, temos modelos específicos para lagos) de forma harmônica  e desfrutar de um bonito  lago. Antes de colocar peixes (carpas, kinguios, espadinhas, etc.) é necessário a adição de um filtro adequado ao volume do lago, e a realização testes na água para aferir sua qualidade.

Deixe um comentário