Lagos Pedras Naturais

01- Montagem Lago c/ pedras naturais

A seleção do local

Esta etapa é muito importante, dê preferencia para locais não muito próximos de árvores caducas  (árvores que soltam os folhas no inverno) , e que tenha incidência de muito luz solar, optando, se possível, por um lugar que fique exposto a ela de  4 a 6 horas por dia no máximo.

A escavação deve ser feita, preferencialmente, em degraus sendo que o tamanho dos degraus depende do tamanho das pedras que serão utilizadas. Isso evitará o rolamento das pedras quando o lago estiver pronto, lembrando sempre de:

  • Nivelar os degraus;
  • Definir o nível da água para que possa colocar o skimmer de sucção e  a bio-cascata;
  • Passar as tubulações de condução da água e parte elétrica (por baixo da manta).

antes de adicionar as pedras.

A colocação das pedras

Primeiramente é posicionada uma proteção, a manta Geo-têxtil (Bidim) , ela previne que a manta de que fará a impermeabilização (PVC ou EPDM) seja danificada, pois apesar da sua grande resistência o peso das pedras, ou de alguém que entre no lago para eventual manutenção, pode força-la sobre pequenas pedras ou outros objetos pontiagudos, causando assim pequenas perfurações.

A colocação das pedras pode ser considerada como a montagem de um quebra-cabeças, devagar colocando as pedras de maneira que fiquem firmes se encaixem,  a partir da segunda camada é preciso que elas travem, umas com as outras, amarrando como se assenta tijolos, isso é essencial para o sucesso final da montagem.

Apos terminar a colocação das pedras é só aparar a manta (se necessário), finalizar com pedras menores para esconder totalmente a manta e testar o travamento das pedras, fazer plantio da plantas aquáticas (confira nossos Vasos, temos modelos específicos para lagos) de forma harmônica  e desfrutar de um bonito  lago. Antes de colocar peixes (carpas, kinguios, espadinhas, etc.) é necessário a adição de um filtro adequado ao volume do lago, e a realização testes na água para aferir sua qualidade.

Deixe um comentário

10 Comentários

  • Sou um dos seguidores do seu blog já há algum tempo e sempre achei seus posts ótimos. Sem voltas, você foi certo ao ponto e sanou todas minhas questões sobre esse tópicos. Permaneça com o grande trabalho na redação desse blog!

  • Bt Kallina, essa seu lago com cascata com pedras naturais (01, qual o tamanho, profundidade e qual o preço dele já pronto.
    Obs tenho um espaço de 4,40 x 3,30, de jardim qual o tamanho de lago voce me indicaria.
    Obrigado Paulo.

    • Olá Paulo,

      Esse lago tem 2,5m de comprimento, 2m de largura, 50cm de profundidade, e a cascata possui 40cm de altura.
      Ele custa R$:4.600,00 com filtro e iluminação inclusos.

      Para outras informações ou em caso de dúvidas entre em contato:
      E-mail: kallina@kallina.com.br / Tel.: (11) 2409-2705

      At.te
      Hugo Bler

  • gostaria de mandar para vocês, as fotos de uma fonte artificial que montei, com a imagem de NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS ,ficou muito bonito, se for interesante para vocês me mande um E-mail ok.
    ADELINO

  • Analizando a foto parece o tamanho de lago com chafariz que preciso, quanto ficaria um lago igual a este com as pedras, bomba, manta, enfim completo.
    Grato
    Antônio

  • OLá! Vou fazer um lago na minha casa, e tenho pesquisado muito. Até agora não encontrei nada que explicasse sobre como colocar a iluminação, e também como colocar o dreno. Seria como se coloca em piscinas de vinil? ou seja , vou cortar a manta e colocar o kit e vedá-lo como que na piscina de vinil? Alguém me ajude. Obrigada.

  • Olá, Hugo:

    Estou pretendendo fazer uma gruta com lago de pedras naturais. Passo as características para algumas dicas, se puder:
    Local: área aberta de um sítio
    sol o dia todo, a não ser que eu plante árvores ao redor;
    não colocarei peixes;
    as pedras da região não são roladas, não sei como lhe explicar mas são daquelas cinza com pontos brancos e mais escuros, ásperas, não sei o nome delas.
    É possível construir com elas algo legal? Se eu decidir fazer com esse tipo de pedra que vc mostra acima(rolada?) e eu passar as medicas vc faz o projeto e manda entregar, é assim?
    Agradecida
    Lucie